Roupa masculina grunge: use camisas xadrez!

Quando bandas como Nirvana, Pearl Jam e outras intituladas, popularmente, de grunge, fizeram sucesso, o público logo começou a aderir à moda que seus integrantes levavam aos palcos. Além da tradicional calça jeans surrada e dos não menos conhecidos tênis All Star, algo que marcou a década de 1990 dos jovens e que não saiu de moda foi a camisa xadrez, sendo uma roupa masculina de muita personalidade.

As camisas xadrez podem ser usadas tanto na temporada de calor – desde que com as mangas devidamente dobradas, por exemplo – como (e principalmente) no Inverno. Vestir esse tipo de roupa masculina é reviver, com muito saudosismo e energia, um tempo em que a liberdade de expressão corria solta e que ser revolucionário tinha lá seu idealismo.

O tipo mais comum de camisa xadrez é a flanelada, que geralmente acaba sendo combinada a uma camiseta velha por baixo na cor branca – que é para ressaltar o desenho todo “axadrezado”. Mesmo assim, é igualmente comum vir camisetas de banda na cor preta por baixo.

Também conhecidas como “camisas de lenhador”, ainda são bem comuns nos Estados Unidos e, claro, em shows de rock de bandas um pouco mais contemporâneas, que desenvolveram seu rock das décadas de 1990 para cá.

Um dos primeiros estilistas a compreender o movimento e usar em desfiles de roupa masculina foi Marc Jacobs, em 1992, que empregou essa moda em uma coleção da grife Perry Ellis – que, por sua vez, não quis saber de atrelar a imagem dos rockeiros com a sua.

E aí, você curte camisas xadrez? Veja algumas opções de combinação e curta um bom show de rock!

OBS.: o visual básico de um grunge é: camisa xadrez, calça jeans rasgada, camiseta branca, tênis All Star e acessórios como pulseiras, faixas de cabeça, entre outros. Invista nessa ideia!